quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pe LUIS KONDOR - Vice Postulador da causa da beatificação dos pastorinhos de Fátima

Faleceu em 28 de Outubro de 2009, em Fátima, o Pe. Luís Kondor, svd

Faleceu  em Fátima, em 28 de Outubro de 2009, o Pe. Luís Kondor svd, que todos conheciam como vice-postulador da causa da beatificação dos pastorinhos de Fátima e  do seu processo de canonização, desde a sua vinda para Portugal, em 1954, e  sepultado no Cemitério de Fátima.



Testemunho pessoal 
Quando eu entrei em Fátima, no ano lectivo de 1957/1958, procedente de Guimarães, para frequentar o terceiro ano, era o Pe. Luís Kondor, de nacionalidade húngara, o Prefeito indigitado para tomar conta da nossa turma (médios), que acompanhou também no ano lectivo seguinte, de 1958/1959.
Nessa altura, já o Pe. Kondor estabelecia fortes laços de relacionamento com as famílias dos pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, e também com a família da Irmã Lúcia, que na altura se encontrava no Carmelo.
Em parte sob a sua orientação, pudemos relacionar-nos também, muito de perto, com essas duas famílias, mas especialmente com a da Irmã Lúcia, que visitávamos frequentemente, sobretudo atraídos por uma enorme figueira que ali havia e de que podíamos usufruir á vontade, no tempo dos figos.
No quintal da casa da Lúcia era também local de romaria o poço de água, junto do qual terá aparecido o Anjo. Muitas vezes ali bebemos da água armazenada da chuva, já que não havia nascentes na região de Fátima, devido a ser uma zona calcária.
Além de professor de Religião, o Pe. Kondor dava-nos também aulas de física e de química, tendo-nos ficado na memória as experiências com aelectricidade, as explosões com os ácidos e o laboratório de fotografia, com tomada de imagens, revelação dos negativos e cópias em papel fotográfico.
É, portanto, muito viva a memória que os estudantes da minha geração, que viveram em Fátima nos anos que se seguiram à abertura do seminário, têm do Pe. Luís Kondor.
O Pe. Luís Kondor e Fátima

Com a colaboração e sob o impulso do Pe. Kondor, foram sendo construídos, na altura, vários monumentos em Fátima, nomeadamente a Via Sacra e o Calvário Húngaro, com a capela no alto do Monte, o monumento dos Valinhos e a Loca do Cabeço, sítios que os videntes indicaram como locais do aparecimento da Senhora e do Anjo.

São da escultora Carvalheira as estátuas de mármore que assinalam esses sítios. São da mesma escultora também as imagens em mármore da Capela do Seminário do Verbo Divino em Fátima.
Quando foi chamado, pelo bispo de Leiria, para assumir a causa de beatificação dos pastorinhos de Fátima, a partir dos anos sessenta, a vida e actividade do Pe. Luís Kondor tomaram outra direcção. Passou a dedicar-se, intensamente, à divulgação de Fátima no mundo e a procurar ajuda da cristandade dos países evoluídos da Europa, nomeadamente da Alemanha, para iniciativas a levar a cabo em Portugal, não apenas na diocese de Leiria, mas em várias dioceses de Portugal.
Informações mais pormenorizadas sobre essa benemérita actividade, que nos passou praticamente à margem, pois o Pe. Kondor deixou de viver no seminário, para se instalar numa casa, perto do santuário de Fátima, onde concentrava os serviços da causa da beatificação dos pastorinhos, dá-no-la a Agência informativa Ecclésia no seu site.  

Sem comentários:

Enviar um comentário