terça-feira, 15 de outubro de 2013

BASTOU UMA PALAVRA DE DEUS PARA CRIAR A LUZ...

(continuação de trechos de Matthias Joseph Scheeben :retiradas do seu magnífico livro intitulado "As Maravilhas da Graça Divina")
 
     Bastou uma palavra de Deus para criar a luz e todo o esplendor do mundo; com a mesma facilidade colocou na firmamento as estrelas e na terra as plantas e os animais: por um movimento da sua vontade, deu a vida aos anjos, e surgiram os homens de m sopor de seus lábios. Realizou os maiores milagres, como a brincar, com a palavra, um gesto, um sinal, um simples ato de sua vontade. Três palavras pronunciou para resuscitar a Lázaro e outros tantas lhe bastariam para restituir a vida a todos os mortos. já, ao contrário, para restituir-nos a vida a graça, o Deus omnipotente empreende uma obra quel lhe consome anos de fatiga, de sofrimentos e lhe custa a própria morte. E o fez alegremente porquanto sabia que a graça valia semelhante combate. Diz-me: " Seguirias-tu, meses e anos, parmilhando, sem te afastares, a senda do pecado? Seria exigir muito pedir-te um pequeno esforço para tua conversão? julgas livrar-te de teus pecados por uma rápida confissão e imediatamente te sentes alegre, como se nada houvera. Não é de estranhar esqueças logo tuas resoluções! Infeliz! O hábito do pecado conduziu-te a esta deplorável cegueira! Como verdadeiro servo de Deus, pensa no preço da tua redenção, aproxima-te do sacramento da reconciliação com o coração contrito, formando o propósito de te corrigires e conservares com o máximo cuidado a graça recuperada" --- Lembra-te sempre das palavras do apóstolo: "Ignorais a quem agora pertenceis? Fostes comprados por um grande preço. Glorificai a Deus e fazei-o em vosso corpo".

             ...  A graça é, por fim, tão preciosa aos olhos de Deus, que preferiria ele lançar sobre o mundo  todas as catástrofes, a vê-la perdida. Conheceste talvez guerras e pragas convertendo rapidamente em deserto um rico país. Surgem desgraças que privam de bens e honra famílias inteiras. Deparam-se-nos individuos  acabrunhados de males, justos que sofrem perseguições, e maus que aparentemente triunfam. Tudo isto permite Deus para incitar os homens a buscarem sua salvação, não na terra, mas na graça. Mesmo os males que são ocasião de que alguns insultem a Divina Providência, ainda estes, Deus os permite, pois tudo isto nada é, em comparação com a sua graça. Por eles quer Deus converter os homens. Tendo sacrificado seu Unigénito, por que não destruirá o universo, de perferência a ver a humaniade privada de su graça?
 
          Sirva o que acabamos de dizer, para demonstrar-vos o valor da graça. Contanto que a conservemos, pouco importa nos deixemos despojar de nossa reputação e nossa honra. Se mantivermos este tesouro, em nada nos interessa perder nossas riquezas, nossos parentes, nossos filhos, nossos amigos, nossa saúde, nossa vida, o céu e a terra. Cristo aconselha a vendermos tudo, pela graça, e dar os nossos bens aos pobres, a rompermos com os mais caros laços, a desprezarmos e sacrificarmos nossa própria vida. De tudo isto nos deu ele o exemplo. De fato, quem achou a pedra preciosa da graça, convença-se de que alcançou o preço do reino dos céus, e o possui totalmente.
 
(continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário