quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O ANJO DE FÁTIMA, GUIA DA VIDA ESPIRITUAL

        
INTRODUÇÃO

       Ao descobrir estas conferências sobre os Santos Anjos, que passaram por casualidade às minhas mãos, fiquei de imediato fascinado logo após a leitura da introdução porque falava do nosso país, de Portugal, das aparições de Fátima e da relação da importância da missão do Anjo com estas revelações. Citações estas tão belas, tão verdadeiras mas infelizmente ainda desconhecido pela maioria dos portugueses, mesmo os mais fieis e fervorosos devotos a Nossa Senhora, considerei que era meu dever, para que não fiquem no esquecimento, e pedindo auxilio ao meu Anjo da Guarda, decidi  os referenciar neste mesmo blog, que tinha iniciado poucos dias antes, na intenção de dar a conhecer, ao mundo inteiro, tudo que se diz sobre os Anjos, e permitir àqueles que não dispõem de ferramentas de pesquisa de ter toda informação sobre as graças e obras dos Santos Anjos. 
         
         Estas conferências do Padre William Wagner revelem uma perfeita comunhão pessoal com os Santos Anjos, bem evidenciado nestes textos, intitulados: O Anjo de Fátima, Guia da vida espiritual.

        Por não encontrar estes textos traduzidos na língua portuguesa, tive a ousadia de trabalhar algumas horas para a sua tradução, mas que na verdade não dispensa a consulta do seu texto original, porque esta tradução foi elaborado a partir de uma outra tradução em língua francesa, e pedindo desde já as sinceras desculpas pelos erros que poderão encontrar ou alguma imperfeição gramatical.

(Agradeço que me seja comunicado qualquer necessidade de correcção).
                
O tradutor : José Manuel de Abreu 

       A PRIMEIRA APARIÇÃO DO ANJO, E O QUE ELE NOS ENSINA

                                       Conferencias de   Pe. William Wagner, ORC


  À quase um século que o Anjo de Portugal apareceu aos três pastorinhos de Fátima, Lúcia, Jacinta e Francisco, para os preparar à aparição e à mensagem de Nossa Senhora de Fátima. O eco que Fátima encontrou foi devido em grande parte aos bispos portugueses que tanto se esforçaram para inserir este evento de Fátima na verdade do Evangelho, eles souberam apresentar esta mensagem de forma simples, e adaptada as necessidades da nossa época. Seja a aparição, seja a sua mensagem, constituem uma forma de uma simples catequese da fé. Valido em primeiro pelo Anjo de Fátima que poderia-se titular do primeiro mistério de Fátima, tendo Lúcia, que veio a ser  Irmã Lúcia, guardou o segredo das suas revelações durante vinte anos. Bem diferente em comparação com as falsas místicas que apressam-se a contar suas histórias!  

      Como a Mãe de Deus apareceu seis vezes em Fátima, assim foi do Anjo. Em 1915, durante as primeiras aparições frente a Lúcia e a duas outras meninas, o Anjo nada disse. Durante o ano de 1916, o anjo preparou espiritualmente Lúcia, Jacinta e Francisco para a aparição da Mãe de Deus. Esta carta vai olhar para as três últimas aparições do Anjo, porque elas constituem como um resumo de teologia espiritual, tal como a Santa Escritura e os escritos dos santos o testemunham. Estas aparições revestem, não apenas, de uma importância histórica, mas projectam ainda uma luz pela forma de proceder do nosso Anjo da Guarda, que, ele também, procura inspirar-nos de mesma maneira, para nos esclarecer e nos conduzir para o caminho da santidade.

Primeira aparição, primavera 1916, no lugar dito "Loca do Cabeço"
      Lúcia, Jacinta e Francisco procuram proteger-se contra o mau tempo dentro duma pequena gruta situada sobre a encosta a leste da Loca do Cabeço. Eles petiscavam qualquer coisa, e depois puseram-se a rezar o terço. Na suas malicias infantis eles facilitaram esta obrigação: para finalizar mais rapidamente para as suas brincadeiras, eles assim encurtaram o terço, reduzindo-o Ave MARIA nas duas invocações seguintes: "Ave MARIA" e "Santa MARIA". De repente , vindo do oriente, o Anjo apareceu na encosta: "uma luz mais branca que neve, no meio da qual apareceu a silhueta de um jovem todo transparente pela luz, e mais radioso que que um cristal que reflecte a luz do sol. Quando se aproximou, podíamos discernir seus traços de forma bem clara e mais nítida. Estávamos em admiração, presos, como encantados.

        Esta descrição de Lúcia, que descreve a aparição do Anjo, é das mais bíblicas. O  Anjo da Ressurreição é descrito em termos idênticos:  "O Anjo do Senhor desceu do Céu, ele aproximou-se do túmulo, enrolou a pedra na entrada da tomba e a senta-se encima. Seu aspeto brilhava como um relampado e sua veste era branca como a neve " (Mt 28,2-4). São João fala de forma análoga de uma Anjo cuja face era brilhante como o sol. (Apoc.10,1). Quando as santas mulheres chegaram ao túmulo e aí entraram, "elas viram na sua direita um jovem sentado, ele tinha uma veste branca. Elas ficaram aterrorizadas. Mas ele disse-lhes: não tenhais medo! (Mc.15,5). O Evangelhista São Marcos conta que elas fugiram a tremer  de medo. O Anjo da Ressurreição procura a reconfortar as santas mulheres, tanto como outrora São Gabriel o tinha feito pelo profeta Daniel (Dad.9,21s.), e com MARIA, durante a Anunciação, também o Anjo de Fátima sossega as crianças por estas palavras: "Não tenhais medo! Eu sou o Anjo da Paz. Rezai comigo..." É possível de contemplar esta aparição sob três pontos de vista.

(ainda a seguir)   
Fonte: Conferencias publicadas na Série das Cartas Circulares na Obra dos Santos Anjos em 1997 e anos seguintes
Tradução Própria

Sem comentários:

Enviar um comentário