domingo, 29 de setembro de 2013

Jacinta: Sacrifício de expiação pelos pecadores - Francisco: consolador de CRISTO

Mesmo que as crianças de Fátima não fossem mártires, pelas suas virtudes heróicas, eles demonstraram que tiveram a coragem dos mártires, sobretudo Jacinta e Francisco. Enquanto que Lúcia, que recebeu a Hóstia, foi chamada a viver como testemunha do plano divino e da misericórdia pelos Corações de JESUS e de MARIA (Lúcia faleceu em Coimbra em 13 de Fevereiro de 2005), Jacinta e Francisco que tinham bebido do Cálice o SANGUE de CRISTO foram chamados ainda muito novos, a participar de forma especial ao Seu Sacrifício e à Sua morte. Ambos os dois, poucos anos mais tarde, tinham oferecido livremente a DEUS o sacrifício de suas vidas em expiação.
Quanto ao Francisco, eis o que Lúcia escreve nas suas memórias: "Durante a sua doença, ele era muito alegre e contente." Ela pergunta-lhe: "Sofres-tu muito?" Ele respondeu com ternura: " assim-assim, mas não é nada! Eu sofro para consolar Nosso Senhor, e chegarei  brevemente o céu" 
Lúcia pergunta também a Jacinta se ela sofre muito. Sua resposta é parecida com a do Francisco: Sim, eu sofro, mas eu ofereço tudo pelos pecadores e por expiação das ofensas feitas ao Coração Imaculado de MARIA. Oh! como é agradável de sofrer por amor por JESUS e MARIA, já só para lhes agradar! Eles amam dum grande amor aqueles que sofrem pela conversão dos pecadores."
Uma outra verdade que a Comunhão sobre as duas espécies nos lembra, e que nos faz tomar consciência, é a relação profundo que há entre a Santa Comunhão e a Santa Missa como Sacrifício. O Santo Padre Pio XII exprimiu esta verdade de forma mais precisa, quando dizia: "Ao receber o Pão dos Anjos, nos podemos nos unir sacramentalmente ao Sacrifício" (Mediator DEI, Nr.118). Quer dizer que a Sagrada Comunhão, afim de nos unir com CRISTO no Seu Sacrifício que ELE oferece ao Suu PAI. Nesta oferta ELE desejava cumprir duas obras prodigiosas de Seu Amor: a glorificação de DEUS e a Redenção dos pecadores.
Jacinta e Francisco são duas testemunhas destas duas vias da vida eucarística. Jacinta nutria um desejo insaciável de se oferecer a DEUS para a Redenção dos pecadores que ela amava tanto. Para ajudar a os salvar, nenhum sacrifício lhe parecia demasiado difícil. Ela desejava ardentemente "expiar suas más ações" Quanto a Francisco, ele ardia do desejo de "consolar seu DEUS" pela adoração eucarística.
Visto que ele sabia que ia muito brevemente morrer e para utilizar o tempo da melhor maneira, ele passava dias inteiros, mergulhado na adoração de "JESUS escondido" no Sacrário. Lúcia conta que ela e seus amigos encontravam Francisco de joelhos na Igreja, ao ir à sua procura depois da escola, no mesmo local onde elas o tinham deixado ao ir para a escola.
(continua...)  

Fonte: Conferencias publicadas na Série das Cartas Circulares na Obra dos Santos Anjos em 1997 e anos seguintes.
Conferencias do  Pe. William Wagner, ORC.
Tradução Própria




Sem comentários:

Enviar um comentário