quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O ANJO DE FÁTIMA E A EUCARISTIA

    A UNIÃO COM DEUS (2.ª parte)

   

           Na época, a Mãe de DEUS tinha já profundamente penetrado a vida deles; ela lhes tinha proposto novas graças extraordinárias que dependiam contudo da generosidade da disponibilidade. De fato, de imediato, desde o início das aparições, no 13 de maio, a Mãe de DEUS pergunta-lhe: "quereis abandonar-vos a DEUS e aceitar todos os sofrimentos que ELE queira vos enviar, em reparação dos pecados que O ofendem e em intersecção pela conversão dos pecadores?" - "Sim" nós queremos!" Tal era suas respostas. Sobre isto, a Mãe de DEUS replicou: "neste caso, sofrereis muito, mas a graça de DEUS será vossa consolação e vossa força." Ela acrescentou que seu Coração Imaculado será o refúgio mais seguro, uma fonte abundante de graça, de força e de consolação. Ela , medianeira de todas as graças, tinha sempre presente, o momento onde a graça divina, toda única e singular, tinha penetrado na sua vida, desde a anunciação do Arcanjo São Gabriel. Como Maria tinha sido preparada por um Anjo para cumprir sua missão. As palavras de São Gabriel a Maria e a resposta de Maria, seu sim de amor á vontade de DEUS, "que me seja feito segundo vossa palavra!", atinge uma plenitude no verbo de DEUS que se fez carne em MARIA e se fez homem. Logo da sua terceira e última visita, o Anjo de Portugal lhes traz este mesmo VERBO de DEUS, feito carne, na Sua forma sacramental da EUCARISTIA. DEUS fez-se homem para que possamos nos unir a ELE no Santíssimo Sacramento.
          A terceira aparição do Anjo: a EUCARISTIA e a Santíssima TRINDADE. O Santíssimo Sacramento é a chave da terceira aparição do Anjo. Mais uma vez, ele aparece às crianças, quando elas ainda guardavam as ovelhas na pastagem. Apesar das suas tarefas, elas encontraram tempo para rezar o terço e a oração que o Anjo lhes tinha ensinado. O que o Anjo ainda pudesse dizer-lhes? Ele já lhes tinha ensinado a rezar; ele lhes tinha ensinado que o amor devia exprimir-se com sacrifício. Mas quem pode ultrapassar DEUS na sua generosidade? Tudo o que DEUS nos dá ou nos retira nesta vida, está relacionado com o dom que Ele nos faz dele mesmo, dom que nós pudemos provar antes de tudo no Santíssimo Sacramento.
           Quando o Anjo apareceu no lugar dito"Loca do Cabeço", ele segurava um cálice entre as suas mãos e uma Hóstia por cima do cálice; gotas de SANGUE caiam da Hóstia para o cálice." O Anjo deixa flutuar no ar o cálice e a Hóstia, ele prostrar-se no chão com as crianças e reza por três vezes com eles a oração que segue:

"Santíssima TRINDADE, PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, eu VOS adora profundamente e eu VOS ofereço os Preciosíssimo Corpo, SANGUE, Alma e Divindade de Nosso Senhor JESUS CRISTO, presente em todos os Sacrários do mundo, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças pelas quais ELE mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Sagradíssimo CORAÇÃO, e do Coração Imaculado de MARIA, eu vos peço a conversão dos pobres pecadores."

            Nisto, o Anjo endireitou-se, pegou na Hóstia que deu à Lúcia, enquanto deu a beber o conteúdo do cálice ao Francisco e à Jacinta dizendo: "Recebei o Corpo e bebei o SANGUE de JESUS CRISTO, horrivelmente ultrajados pela ingratidão dos homens. Reparai os pecados, consolai vosso DEUS!" Nisto, ele prostrou-se de novo com as crianças no chão, pegando de novo por três vezes a oração à Santíssima TRINDADE, depois desapareceu.

                Como a primeira oração do Anjo, "meu DEUS eu creio..." é um resume de toda a Lei e dos profetas neste sentido que ala nos dá de novo sobre a forma de oração numa expressão de amor de DEUS e do próximo, a nova oração " à Santíssima TRINDADE" é um resume de toda a Revelação do Novo Testamento, a saber: revelação do mistério da Santíssima TRINDADE e do plano de DEUS que salva a humanidade pela morte do FILHO de DEUS feito homem imolado sobre a Cruz. É Sua morte que é  entregue presencialmente todos os dias no Santo Sacrifício da Missa e na Santa Comunhão. MARIA, a mãe de JESUS e nossa Mãe, é a medianeira de todas as graças. As duas orações do Anjo resumem  portanto o ensinamento essencial do Antigo e do Novo Testamento; no fundo, estas são orações bíblicas. 

              A oração à Santíssima TRINDADE é uma boa preparação à Santa Comunhão; ela constitui também uma boa ação de graças depois da Santa Comunhão. Todos aqueles que as recebem em boas condições, os Sacramentos de CRISTO trazem as graças de forma eficaz. No entanto, a disponibilidade de receção do Sacramento pode ser mais ou menos, segundo as pessoas, é o que explica porquê muita gente não consegue atingir a santidade apesar deles comunicar  há anos; de verdade eles não colaboram suficientemente com a graça e eles não se preparem muito bem em acolher CRISTO que vivem neles. Se nos esforçamos de recitar estas orações ou orações semelhantes numa união consciente com nosso Anjo da Guarda, nossas Santas Comunhões nos marcariam muito mais; e se nos rezamos mais para os outros, nos receberíamos graças mais abundantes que permitiriam de responder mais generosamente aos Sacramentos de CRISTO.
Infelizmente! Em quantas almas a Santa Comunhão terminou desde o instante em que elas engoliram a Santa Hóstia. Em vez de entrar em conversa íntima com CRISTO no seu coração, elas deixam vadiar seus olhos à volta delas na Igreja, elas olham para as horas, apressam-se para seus veículos logo que a Missa acabou. A este propósito o Anjo ensina-nos a consagrar a DEUS um tempo adequado as ações de graças. Uma tradição da Igreja nos propõe ao menos quinze minutos.

Santo Afonso de Ligório recomendava aos sacerdotes uma hora de ação de graças após a Santa Missa. De verdade, o tempo durante o qual nos temos nosso DEUS, JESUS CRISTO, para nós apenas em "audiência privada", é neste contexto o tempo mais precioso de todo o dia. Se os homens não sabem aproveitar da presença Eucarística no seus corações, é pouco provável que eles sejam em condições de desenvolver um amor ardente por DEUS em outros momentos.

(ainda a seguir)   

Fonte: Conferencias publicadas na Série das Cartas Circulares na Obra dos Santos Anjos em 1997 e anos seguintes.
Conferencias do  Pe. William Wagner, ORC.
Tradução Própria

Sem comentários:

Enviar um comentário