sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O ANJO DE FÁTIMA, GUIA DA VIDA ESPIRITUAL

III. "Rezai comigo!"


      Não é difícil descobrir a utilidade da ajuda que os Santos Anjos podem trazer à nossa oração. Rafael desvenda a Tobias: "Quando oravas, eu levei a tua oração na presença de DEUS" (Tob.12,12). E quando o Anjo implora a paz para Jerusalém, o Senhor respondeu com palavras benevolentes e consoladoras (Zach.1,13). Não é tão fácil compreender que o Anjo, pela sua oração, intervém em nosso favor na presença de DEUS. Portanto é um facto, que é expressamente mencionado no Santo Ofício da Missa, onde o sacerdote reza assim: "Ó Senhor, que este Sacrifício - do Corpo e Sangue do Cristo - seja transportado pelas mãos do Teu Anjo sobre Teu altar celeste..." Santo Tomás de Aquino atribui à prece de intercessão do Anjo uma força superior à do sacerdote: "O santo Anjo, presente durante os divinos mistérios, faz elevar até a Deus as orações dos Santos." (Summa III.83,4,9m), e ai ainda acrescenta isto: "É por isso que a Santa Missa se chama assim - "Missa" que vem da palavra mittere, que significa: enviar -  porque o sacerdote envia para Deus suas preces pelas mãos do Anjo, como o povo faz subir suas orações a Deus pelo sacerdote.

           Sendo evidente que, apesar de sua natureza e das suas graças angélicas, as orações dos Anjos não tem a pureza e a força da oração de DEUS. Os hinos de louvores dos Anjos, para não falar dos louvores dos homens, não são de certeza  dignos de DEUS. Mas eis um acontecimento extraordinário: DEUS Ele-Mesmo se fez homem, Ele transforma-se no Sumo Sacerdote Eterno, e Ele intercede pelas Suas criaturas perto do PAI. Ele incluiu-nos no Seu Sacrifício de Louvores, infinitamente do agrado a DEUS, que Ele oferece ao Seu PAI. Eis como DEUS começou por escolher os homens; portanto, em seguida, por amor pelos homens, Ele lhes associou o Anjo; e finalmente, Ele "reunirá todos dentro de CRISTO, todas as criaturas do céu e da terra " (cf.Ef.1,10). É seu amor por CRISTO e pelos seus membros de Seu Corpo Místico que puxe os Anjos a nos apoiar na oração e na adoração. Eis o que os fieis cantam na Missa Bizantina: Mestre e Senhor, nosso DEUS, VÓS QUE convocastes os coros e os exércitos dos Anjos e dos Arcanjos para participar ao vosso louvor, fazei que entremos no santuário com os Anjos, que participemos como eles na Santa Liturgia, e com eles cantemos a Glória da Vossa Benevolência." Um pouco mais tarde os fieis cantam:"Agora as Forças invisíveis do céu uniram-se a nós na adoração: "Eis como no Rito Romano uma oração idêntica é dirigida ao PAI: "Pelo CRISTO, que os Anjos que vivem sempre na Tua presença, oferece-TE suas orações de adoração; que nossas vozes unem-se a eles para cantar o louvor de DEUS três vez SANTO." A oração da Igreja só atinge a sua plenitude quando Anjos e homens unem-se a CRISTO para cantar o louvor da tão  SANTA TRINDADE.

A ORAÇÃO E OS DOIS PRINCIPAIS MANDAMENTOS

Qual é então a oração que o Anjo ensinou à crianças em Fátima? É uma simples oração de adoração e de intercessão:
"Meu DEUS, eu creio, eu adoro, eu espero e eu Vos amo. Peço-vos perdão pelos que não creiam, não adoram e não vos amam." Para compreender  a importancia e a eficácia desta oração, basta de a ver como o acontecimento mais importantes, o amor perante DEUS e o amor ao próximo "nos quais resume toda a Lei e os profetas" (Mt.22,39). São Paulo fala na mesma linguagem: "Toda Lei resume-se numa só palavra: ama teu próximo como a ti-mesmo" (GAL.5,14); (cf.Rom.13,8,10). Quem compreende um pouco desta grande verdade, não ficará surpreendido dos progressos rápidos em virtude e em santidade das crianças que repetiam esta oração horas inteiras.
Mesmo que não sejamos nem atletas olímpicos nem grande intelectuais, DEUS oferece-nos da mesma maneira Sua graça que nos faz capazes de nos esforçar  heroicamente a O acolher. A única condição necessária, é a nossa firme vontade de amar. A via mais simples de nos exercitar, é nesta oração.
"Este mandamento que EU te proponho, hoje, não está acima  das tuas forças nem fora das tuas possibilidades. Ele não está nos céus para que tu dizes: quem subirá ao céu para o procurar e nós o anunciámos para que possamos o meter em prática? Não. Esta palavra está tão próxima de ti: ela está na tua boca, ela está no teu coração: tu podes a pôr em prática " (Dt.30,11-14).
No entanto o Anjo não se contenta  a penas em transmitir uma oração simples que nos ajuda a executar este mandamento de amor. Ele é ainda mais exigente: ele deseja que nos orássemos com ele! Sendo exatamente o que nosso Anjo da Guarda, ele também, deseja de nós: que nos ajoelhamos e que rezemos com ele. Se o fizermos, o Senhor pode executar uma das mais belas promessas que Ele nos deu: "Onde dois (teu Anjo e tu!) ou três estejam reunidos em Meu Nome, EU estou no meio deles" (Mt.18,20). Esta oração do Anjo de Fátima é tão curta que podemos rezar-la frequentemente durante o dia como oração jaculatória, o que nos permite de ficar unido ao nosso Anjo e de morar na presença de DEUS.

RESPEITO DE DEUS 
O Anjo de Fátima não apenas se põe de joelhos para rezar, mas ele ainda inclina-se, o rosto conta a terra; esta maneira de orar monstra-nos com qual respeito devemos rezar, para que nossa oração não seja só feita da ponta dos labios. O Anjo diz as crianças: "Rezai desta maneira! Os corações de JESUS e de MARIA escutem a voz da vossa súplica." Este imperativo, "rezai desta maneira!" toma literalmente a palavra de JESUS dirigida a Seus discípulos quando Ele lhes ensinou o "PAI Nosso" (Mt.6,9). O "PAI Nosso" não é apenas a mais sublime das orações, ele é ainda o modelo de todas as orações, segundo o ensinamento de Santo Agostinho. É exatamente o que queria o Anjo de Fátima: ele nao queria ensinar uma formula precisa de oração, mas queria sobretudo ensinar-lhes que o amor para com DEUS e para o próximo deve constituir o coração de todas as orações.
Visto que certaspessoas deixam-se facilmente desencorajar na oração, elas  sentem-se abandonadas, seria bom que elas escutem  de novo estas verdade da nossa fé: JESUS e MARIA as amam, e tudo que é bom vem da oração. Existem graças que DEUS nos oferece sempre e em toda parte, garante Santo Agostinho, é a graça da oração; e pela oração podemos obter tudo de DEUS.
Nesta meditação o Anjo as deixou; sós por alguns meses, a fim de ver se ela permaneciam fieis à graça recebida e ás suas resoluções: eles não deviam falar à ninguém destes acontecimentos, apenas entre eles, e deviam renunciar a outras vistas consoladoras do Anjo. As crianças mantiveram sua resolução. Lúcia constata isto: "As palavras do Anjo gravaram-se tão profundamente no nosso coração, que jamais as podíamos esquecer. Desde esta época pegamos o habito de rezar frequentemente e longamente, prostrados  no chão, como tínhamos visto o Anjo o fazer; nos tomávamos as suas palavras, até que sentíssemos o cansaço."
Nestas condições, as crianças exerceram-se numa constância heróica.        
(ainda a seguir)   


Fonte: Conferencias publicadas na Série das Cartas Circulares na Obra dos Santos Anjos em 1997 e anos seguintes.
Conferencias do  Pe. William Wagner, ORC
Tradução Própria

Sem comentários:

Enviar um comentário