sábado, 28 de setembro de 2013

A MISSÃO DOS ANJOS

O ANJO TEM COMO MISSÃO DE NOS CONDUZIR A DEUS
A missão do Anjo, é de conduzir o homem a DEUS; é para nos conduzir para o lugar que Ele nos preparou (cf.Ex.). DEUS encontra-Se no Santíssimo Sacramento, com Seu Corpo e Seu Sangue, com Sua Alma e Sua Divindade: ELE está presente em cada Sacrário do mundo. JESUS CRISTO adota as aparências do pão e do vinho, afim de poder entrar em nós e de ser nossa vida e nosso caminho para o PAI.
Em toda esta missão, o Anjo é um amigo atencioso, um mensageiro e um mediador enviado por DEUS; sua tarefa é de trazer as almas a uma união pessoal com DEUS e de formar a escola da generosa caridade. O Anjo é um pouco como João Batista que se alegra ao ouvir a voz do Esposo, JESUS CRISTO (cf.Jo.), que LHE preparou a caminho e que se retira com respeito perante a Sua presença na alma.
O essencial da vida espiritual, é de crescer na união com DEUS. Uma vez habitada pela caridade constitui a chave da santidade. Tudo o resto é secundário. Por vezes a tentação espreita: "Se também eu pudesse ser gratificado de visões e de aparições como as crianças de Fátima, eu seria certamente santo!" Porém, nem as visões nem as aparições extraordinárias fazem os santos; mas apenas a colaboração misteriosa da nossa vontade livre com a graça de DEUS . A Divina Providencia chama-nos todos à santidade e ela oferece a cada um dentre nós as graças e os meios de atingir este alvo. A imitação de CRISTO, Sua Mãe e os Anjos e os Santos nos indicam a via mais segura para chegar ao céu. Se DEUS, de forma profética, como ELE o fez em Fátima com MARIA e o Anjo, intervém no nosso mundo, nos não devemos esquecer que Ele está sempre connosco, em tudo o que fazemos e pensamos.
No entanto, o amor ardente de DEUS pelo homem não se contentou de morar connosco de maneira divina. ELE ainda quis morar connosco de maneira humana: ELE permanece connosco em cada Sacrário do mundo, com Seu Corpo e Seu SANGUE, Sua Alma e Sua Divindade, tanto ELE nos ama! ELE ai nos espera. ELE ai espera ardentemente a resposta do nosso amor. A terceira aparição do Anjo constitui uma grande revelação deste amor do Nosso Senhor. ELE não quer apenas morar no Sacrário; ELE deseja ainda vir a nós.
Dos séculos do Jansenísmo (DEUS é demasiado SANTO e nós demasiados pecadores para que ELE se aproxime de nós para que nós nos aproximamos dELE: uma heresia) arrefeceram os corações dos homens. Eles eram pouco numerosos aqueles que se arriscavam a comungar frequentemente. Com esta ótica unilateral da Majestade de DEUS, os homens esqueceram-se o que o Santo Padre Pio X teve de relembrar tão justamente: "É o desejo de JESUS CRISTO e da Igreja que todos os fieis se aproximem todos os dias da Santa Mesa. Com efeito o alvo da Comunhão diária, é que os crentes se unissem a CRISTO. Forte desta união, eles terão a força de resistir às paixões carnais, eles se purificarão das manchas de suas faltas quotidianas, eles evitarão todo o pecado grave que ameaça tanto a fraqueza humana. Deste fato o alvo principal da Comunhão não é mais tão unilateral: a honra e o respeito devidos a DEUS, nem a recompensa e o reconhecimento das virtudes do comungante. Eis porquê o Santo Concílio de Trento qualifica a Comunhão de maneira salutar que nos liberta das nossas faltas quotidianas e nos preserva do pecado mortal" (Pio X, Sacra Tridentinum Synodua, 20 de Dezembro de 1905). Estas palavras do Papa Santo Pio X nos ajuda a compreender mais profundamente porquê, após seu ensinamento sobre a oração e o sacrifício para a remissão dos pecados, o Anjo trouxe às crianças o Santíssimo Sacramento do Altar, que é, por excelência, o Sacramento perfeito da Salvação. (É evidente que o sacramento por excelência da remissão dos pecados é o Sacramento da Reconciliação, e não da Eucaristia cujo alvo é a união com DEUS, e mais ainda, de DEUS com o homem.)
Ao dar a Comunhão ás crianças, o Anjo lhes deu também um ensinamento profético com respeito ao lugar deste Sacramento na nossa vida espiritual. Eis brevemente alguns pontos importantes a este respeito. 

(ainda a seguir)   

Fonte: Conferencias publicadas na Série das Cartas Circulares na Obra dos Santos Anjos em 1997 e anos seguintes.
Conferencias do  Pe. William Wagner, ORC.
Tradução Própria

Sem comentários:

Enviar um comentário