sábado, 21 de setembro de 2013


O ANJO DE FÁTIMA ENSINA A CARIDADE


A segunda aparição do Anjo

      Durante a primeira aparição as crianças Lúcia, Jacinta e Francisco, o Anjo de Portugal ensinou às crianças a adorar DEUS com um santo respeito e a rezar pelos pecadores (era o conteúdo da primeira parte, intitulada "o Anjo de Fátima, foi a 81 anos"). Eles mostraram-se alunos assíduos na escola da oração, porque eles ficaram fieis, e cresceram em santidade sem ter outros contactos sensíveis com o mestre angélico durante um período bastante longo. Esta experiência espiritual pode aplicar-se a toda vida espiritual: as almas que aspiram à santidade devem em primeiro atravessar o deserto da obscuridade e da secura espiritual, antes de chegar aos oásis da graça divina. Das resoluções que não duram mais que da manhã à tarde, não podem preparar santos. Pela sua fidelidade, as crianças mostraram-se dignas da ajuda mais aprofundada da parte do Anjo.

      Este curso de aperfeiçoamento chega alguns meses mais tarde, em pleno verão. Quando a temperatura subia quase a 30 degraus, era costume que os pastores apascentar suas ovelhas bem cedo de manhã, afim de as reunir  no estábulo pelas horas mais quentes do meio dia. Eis porque as crianças, após o almoço do meio-dia, tinham um pouco de tempo para se reencontrar e para jogar a volta do poço, atrás da casa da Jacinta. - " De repente, eis o Anjo tão perto de nós!" - Como nossa conduta seria diferente, se pudéssemos ver sem cessar nosso Anjo ao nosso lado! Como são  fracos
os olhos da nossa fé! Porque o Anjo está realmente sem cessar ao nosso lado! Esta certeza deveria mudar a nossa vida. Viver na presença de DEUS constitui o fundamento da vida espiritual, afirma Santo Alfonso Maria de Ligório. DEUS é tão especialmente presente no Anjo, porque ELE diz a este respeito: "Meu Nome é em ele!" E a missão do Anjo é de nos conduzir ao lugar que DEUS nos preparou (cf.Ex.23,20). Para cumprie esta missão, o Anjo deve nos introduzir na presença de DEUS.

SAIBAMOS FAZER BOM USO DO TEMPO

       O Anjo dirigiu-se as crianças: "Que fazeis?" Esta questão não tem por objetivo de informar o Anjo a respeito de qualquer coisa que ele poderia ignorar. O Anjo quer que as crianças tomem consciência do abismo que separa o espírito do mundo do espírito da fé; o Anjo também quer mostra-nos com que futilidade passamos o nosso tempo ou nossa vida, ocupados tantas vezes com coisas tão superficiais. Os jogos das crianças doutrora eram apenas em passatempos inocentes, o que não é o caso dos programas de televisão que envenenam a alma das crianças de hoje. Se apenas o Anjo pudesse os arrastar ás suas inacções  devido à televisão por palavras intensas: "Que fazeis?" O Anjo não vê apenas o que as crianças fazem - o que fazemos. - ele vê também a situação desastrosa do mundo em cada dia, das centenas de milhares de pessoas morrem. Poucos no meio deles estão preparados a comparecer frente ao tribunal de DEUS! "Porque larga e espaçosa é a RAvia que conduz à perdição e eles são numerosos aqueles que se comprometem" (Mt.7,13). Um pouco mais tarde, a Mãe de DEUS apresenta às crianças uma visão do inferno dizendo-lhes isto: "Vocês viram o inferno onde vão parar as almas pecadoras. Para as salvar, DEUS, quer espalhar na terra a devoção ao meu Coração Imaculado, Se fizer o que vos disse muitas almas serão salvas e haverá paz" (Julho 1917).

A PARADA: O CEU OU O INFERNO
Pensar nas torturas infinitas do inferno ruminava o coração de Jacinta, em que Lúcia era um pouco a catequista. Jacinta pergunta-lhe: "A Senhora também disse que há muitas almas que vão para o inferno?" Lúcia responde-lhe:" É um abismo com animais selvagens e com um enorme fogo - foi o que a minha mãe me ensinou - e é lá que acabam as pessoas que pecaram e que não confessaram suas faltas. Eles ficam ai e queimam-se sem cessar."Jacinta:"E eles não sai nunca?...nem após de muitos anos?"
Lúcia: "Não. O Inferno nunca acaba."
Jacinta:"E o céu também não?" 
Lúcia: "Aquele que chega ao céu não sai nunca mais?
Jacinta: " E aquele que chega ao inferno, também não?
Lúcia: "Tu não compreendes que eles são eternamente e que eles não acabam nunca?" O que perturba mais a pequena Jacinta é o facto que o inferno seja eterno. Cada alma escolhe a eternidade  que quiser ou  da felicidade e do amor, ou de torturas e de ódio. Esta verdade aparentemente já não impressiona mais ninguém, tanto que as pessoas estão apoderadas pelos bens temporais, e pelo tempo. Eis a razão do apelo do Anjo: "Que fazeis?"     
 NA ESCOLA DA ORAÇÃO E DO SACRIFÍCIO

        "Que fazeis? Rezai muito! Os Corações de JESUS e de MARIA tem planos de misericórdia convosco. Oferecei sem cessar orações e sacrifícios ao Altíssimo!" O Anjo os incita a "rezar muito" Do ponto de vista pedagógico, esta insistência tem sua importância! Com efeito, a oração exprime nosso amor por DEUS e ao próximo, pensai nisso! A oração deveria ser nossa alegria! Deveríamos 
amar tão intensamente quanto possível: "De todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças". Que significa "Rezar muito"? Isto depende da medida de amor em que o coração de cada um é capaz. Aquele que reza muito verá crescer a medida do seu amor, e aquele que ama muito verá crescer a medida da sua oração. A paz e a alegria crescem na medida onde a medida da oração e do amor se dilata. Ao contrário, não é de admirar, se a "caridade do muito arrefece (Mt.24,12), quando a  oração do muito aborrece  caso ela não venha do coração, o que fará desaparecer a paz na terra.

COMO PODEMOS REZAR "SEM CESSAR"

         O Anjo anima as crianças a oferecer, sem cessar, orações e sacrifícios. A única maneira que temos de oferecer cem cessar orações e sacrifícios, é de dar esta intenção às nossas atividades. Podemos e somos convidados a fazer uma oblação durante o dia com esta intenção. É evidente que o melhor meio de realizar esta oblação de habitual, é na consagração: a consagração do mundo ao SAGRADO CORAÇÃO de JESUS, orgulhava-se de se realizar alguns anos anteriores pelo Papa Leão XII, em 1900. Pouco tempo depois, o Senhor pediu uma devoção especial e uma consagração ao Coração Imaculado de Sua Mãe. Todas as imperfeições espirituais estão já contidas em germe nas promessas do nosso batismo. este enorme potencial espiritual expande-se progressivamente por meio de diversas consagrações e promessas que a Igreja dá aos fieis. Estes favores enaltece a nossa vida ao nível da oração e do sacrifício oferecidas incessantemente.
É consolador de saber que JESUS e MARIA atendem nossas orações. É reconfortante de saber que Nosso Senhor sofreu Sua PAIXÃO e Sua morte por amor por nós. No entanto nosso coração poderia para e pensar que os sofrimentos de Nosso Senhor, de uma certa forma, ainda inacabados... e que, no Seu amor e Sua predileção extraordinária perante nós, Ele nos convida a O ajudar. Sua Cruz é Sua glória, e Ele quer a partilhar connosco. O Apóstolo São Paulo compreendeu este mistério: " Pelo Corpo de CRISTO Que é a Igreja, eu acabo no meu corpo o que falta ainda aos sofrimentos de CRISTO" (Col.1,24). "Por minha parte, não me quero vangloriar, se não é na Cruz de Nosso Senhor JESUS CRISTO" (Gal.6,14).

(ainda a seguir)   
Fonte: Conferencias publicadas na Série das Cartas Circulares na Obra dos Santos Anjos em 1997 e anos seguintes.
Conferencias do  Pe. William Wagner, ORC
Tradução Própria




Sem comentários:

Enviar um comentário